domingo, 23 de abril de 2017

Verbo To Be (Ser e Estar)

Talvez se lembre de sua professora de inglês da 5ª série discutindo com sua turma a importância do tão famoso "verbo to be". Naquela época talvez não tenha prestado a devida atenção, mas no ano seguinte, sua nova professora também insistia na mesma coisa! E no ano posterior! E ainda no outro!

Pois é. Se quiser aprender inglês, terá que começar por ele - o tão temido "verbo to be". Mas calma, não é tão difícil assim, e eu vou te mostrar. Quer aprender mais sobre o tema?

Os Pronomes

Pronomes nada mais são que palavras utilizadas para se referir a algo ou alguém.
Exemplo: Ela está muito confusa.

Ao invés de escrevermos "A garota está muito confusa", utilizamos a palavra ela. Ela é um pronome, pois faz menção a algo, ou no caso, a alguém.

Existem certos tipos de pronomes, mas hoje serão utilizados apenas os pronomes pessoais. Veja-os abaixo (à direita, suas respectivas traduções para o inglês):

Eu  —>  I*
Você  —>  You*
Ele  —>  He
Eles  —> They*
Ela  —>  She
Elas  —>  They*
Nós  —>  We
Vocês  —>  You*

(Obs.: Em inglês, há ainda mais um pronome pessoal, it, que também pode significar ele/ela; no entanto, é utilizado apenas ao se referir a objetos.)

 Verbo to be, nada mais é que o verbo ser/estar e suas respectivas conjugações. Para entender melhor, primeiro irei conjugar esse verbo em português. Veja abaixo:

Eu sou / estou
Você é / está
Ele é /está
Ela é / está
Eles são / estão
Elas são / estão
Nós somos / estamos
Vocês são / estão

Agora observe o mesmo verbo conjugado em inglês (tempo verbal presente):

I am (eu sou/estou)
You are (você é/está)
He is (ele é/está)
She is (ela é/está)
It is (ele/ela [objeto] é/está)
They are (eles/elas são/estão)
We are (nós somos/estamos)
You are (vocês são/estão)

Note que am nunca será usado com you, assim como is nunca será usado com they, e tão pouco are será usado com I; da mesma forma que em Português não podemos dizer "Vocês estamos", ou "Eu são" (o correto seria, respectivamente, "Vocês estão" e "Eu sou"). Para ajudar a decorar, elaborei alguns exercícios de treino que em breve estarei publicando.

Notas:
* Em inglês, sabe-se lá o motivo (nem mesmo os estudiosos conseguiram chegar a uma conclusão) I sempre será escrito em letra maiúscula;
* They (eles/elas) e you (você/vocês) possuem dois significados, assim como as palavras, em português, manga (fruta ou parte da camisa), e canto (ato de cantar ou ponta). Seu real significado dependerá do contexto em que se encontra.

Dúvidas? Deixe nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário